Você está em: Institucional > ABBC em Foco

ABBC em Foco



ABBC participa de conferência de fintechs para o mercado financeiro
Data: 15/08/2017

A ABBC – Associação Brasileira de Bancos foi apoiadora e participante da FinTouch, uma grande conferência exclusiva de startups para o mercado financeiro, realizada em 15 de agosto de 2017 no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento visou promover as principais fintechs do Brasil e todo seu ecossistema, reunindo mais de 1500 participantes empreendedores, de bancos, corretoras, gestoras, seguradoras e empresas interessadas no segmento.
 
Com o objetivo de apresentar as fintechs ao mercado e proporcionar o contato com empresas interessadas e investidores, o evento realizou ao todo 76 palestras e 18 workshops, organizados de forma dinâmica no ambiente da feira – um palco principal com as palestras centrais, duas salas com workshops sobre os segmentos de tecnologia e finanças, e a área dos estandes dos apoiadores e expositores, para o networking. Os principais assuntos apresentados foram blockchain, insurtech, inteligência artificial, segurança online e investimentos.
 
Clive Botelho, diretor de Novos Negócios e Produtos da ABBC, participou da abertura do painel “As Fintechs e os Bancos”, juntamente com com Rodrigo Soeiro, co-fundador da ABFintechs. Ele destacou o momento como uma oportunidade, pois os interesses das fintechs e dos bancos são muito similares: ganhar competitividade e espaço no mercado por meio da inovação, resultando em produtos, processos e comunicação mais eficazes. “A ideia é ser fintech para o cliente e continuar sendo um banco para o regulador, além de prestar um bom serviço para a sociedade”, definiu Clive.
 
Como apoiadora do evento, a associação promoveu em seu estande o Quiz ABBC – um jogo para testar conhecimentos em finanças – em que os participantes puderam jogar com seus próprios celulares ou num totem multimídia, e ainda ganhar uma raspadinha para concorrer a descontos nos cursos da ABBC Educacional.
 
A parceria entre as duas associações tem o intuito de gerar negócios para os dois lados: com a representação dos interesses da categoria em órgãos de regulamentação e proporcionando impacto social por meio do acesso à inovação e ao crescimento do empreendedorismo.
 
Outros destaques
O diretor de Regulação do Banco Central, Otavio Damaso, foi um dos palestrantes do evento e falou sobre sustentabilidade dos negócios e segurança cibernética. Ele reforçou que, para sobreviver nesse mercado, é importante construir um modelo de negócios viável e competitivo em escala. Além disso, com a evolução da tecnologia, “não há uma instituição que não tenha enorme preocupação com a segurança – como perdas, riscos de penetração, entre outros –, que hoje é muito fácil de acontecer”, explica.
 
Também foram destaques nas palestras David Vélez, fundador e CEO do Nubank; Marcelo Maisonnave, sócio da StartSe e um dos criadores da XP Investimentos; Thiago Alvarez, co-fundador do GuiaBolso.

Endereço:
Av. Paulista, 949 - 6º andar
Bela Vista - CEP: 01311-100
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390