Curso

 #ParaVocêSeAtualizar

Negociação e Recuperação de Crédito – NOTURNO

#Noturno
#ParaVocêSeAtualizar
Crédito

Objetivo

Transmitir aos participantes conhecimento para a gestão da carteira inadimplente, apresentando ferramentas de negociação e recuperação de créditos. Alinhar oportunidades para montagem de uma régua de cobrança que garanta resultados positivos na negociação de débitos e redução nas perdas de créditos, pessoas Física e Jurídica. Ao concluir este curso, os participantes estarão capacitados a analisar a forma como atuam, a identificar oportunidades de melhorias, a propor novas soluções e a administrar a régua de cobrança em conformidade com as melhores práticas do mercado, seja na gestão da Carteira de Cobrança Interna ou na Terceirizada. Saiba mais


Data a Confirmar


Tenho Interesse

Ao final do curso haverá emissão de certificado de participação aos alunos que apresentarem frequência participativa mínima de 85% nas aulas.

Exigida frequência participativa mínima de 85% nas aulas presenciais.

Profissionais das áreas envolvidas com Analise e Gestão do Crédito e da Cobrança, gerentes, coordenadores, supervisores e analistas de cobrança atuantes em instituições financeiras.

Ao final do curso, os participantes estarão capacitados a atuar em negociação e recuperação de crédito integralmente, pessoas física e jurídica. Estarão aptos a contribuir com qualidade e segurança nos processos decisórios da cobrança, a gerar valor agregado ao trabalho e a apresentar resultados sustentáveis para o negócio, baseando-se em soluções atuais e nas melhores práticas do mercado.

Módulo I - Recuperação de Créditos

o    Risco Vs Recompensa

o   Ciclo de crédito e cobrança

o   Fronteira entre cobrança e recuperação de crédito

o   Política de negociação e recuperação de créditos

o   Régua, ações de cobrança e relacionamento com o cliente

o   Estratégia de cobrança

o   Localização de clientes inadimplentes

o   Gestão especializada da recuperação

o   Acordos, direitos e limitações nas negociações

o   Perfil do negociador

 

Neste módulo, conceituaremos:

Risco vs Recompensa e a dinâmica do Ciclo de Crédito e Cobrança.

Porque conceder crédito é importante e como evitar o risco com análise de modelos quantitativos (Credit, Behaviour, Collection Scoring)?

A importância de políticas de cobrança e gestão de recebíveis por meio de conceitos de distribuição do risco, rolagem de dívidas e PDD (Provisão para Devedores Duvidosos).

Estratégias e régua de cobrança - Como o enriquecimento de dados cadastrais e outras ferramentas podem ampliar os resultados positivos da cobrança?

Tecnologias e ferramentas aplicadas na cobrança de dívidas, por voz ou meios eletrônicos (carta, e-mail e mensagens de texto por celular), analisando as vantagens e as desvantagens de cada ferramenta, a fim de gerar oportunidades de implementação nas estratégias de cobrança. 

O atual perfil do negociador e quais competências e atitudes são necessárias para ser um profissional de cobrança, visando a formação de um consistente time de resultados.

 

·         Módulo II - Negociação na recuperação de créditos

 

o   A inadimplência e o mercado

o    Etapas da negociação

o   Método de Harvard para negociação

o   Principais tipos de acordos e o que negociar

o   Preparação e condução da negociação

o   Conhecendo os interesses das partes

o   Perfis de inadimplentes

o   Especificidades na recuperação de créditos - Pessoa Jurídica

 

Neste módulo, estudaremos:

A inadimplência e as etapas do processo de cobrança

Princípios da negociação pelo Método de Harvard, com o detalhamento dos procedimentos básicos da negociação.

O perfil do mau pagador, tipos de devedores, conhecimento das reações do devedor e o entendimento do poder da informação na cobrança de dívidas.

Como planejar o contato e a forma ideal de abordagem, eliminando o medo de cobrar, com as melhores técnicas de comunicação na cobrança por telefone e na cobrança pessoal.

A persuasão na cobrança, para superar objeções e despertar no devedor o desejo de pagar a dívida. 

Principais medidas judiciais usadas na cobrança de dívidas, as vantagens e desvantagens de uma cobrança judicial e as especificidades na recuperação de créditos de Pessoa Jurídica.

 

·         Módulo III – Terceirização da cobrança

 

o   Aspectos operacionais

o  Aspectos mercadológicos

o  Aspectos legais

o  Aspectos humanos

o  Roteiro operacional

o    Apresentação da organização e seus produtos

o    Procedimento e indicadores de desempenho para assessorias

o    Contrato de prestação de serviço

o    Distribuição da carga e batimento de carteira

o    Acionamentos: como cobrar?

o    Relatórios: recebimentos e acordos

o    Contratação, integração e treinamento

o    Definição de metas

o    Ranking de assessorias

o    Campanhas motivacionais

 

Neste módulo, apresentaremos:

Quais são as vantagens de terceirizar a cobrança de dívidas e como escolher uma empresa de cobrança?

Estratégia de terceirização, a fim de potencializar os resultados da cobrança. 

Quais são as rotinas e os processos de cobrança de terceirizados. 

Principais indicadores de inadimplência e resultados, visando auxiliar na avaliação do desempenho das ações de cobrança implementadas pelas terceirizadas. 

A importância do processo de follow-up e os principais desafios do trabalho de um profissional de gestão de empresas terceirizadas.

Valores: Associado – R$ 1.350,00 / Não Associado - R$ 1.500,00

Para pagamento até xx/xx/xxxx - Associado – R$ 1.275,00 / Não Associado - R$ 1.425,00

Inclui material didático, coffee break e certificado de participação.

Forma(s) de Pagamento:Cartão de crédito
- Aprovação rápida
- Parcelamento em até 3x IGUAIS
- Parcelamento em até 12x com juros*

Boleto Bancário
Transferência Bancária
 

 

*nos parcelamento em 4x ou mais os juros serão cobrados integralmente em todas as parcelas

Forma(s) de Pagamento: Cartão de crédito
- Aprovação rápida
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- Parcelamento em até 12x com juros*

Boleto Bancário
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*nos parcelamento em 4x ou mais os juros serão cobrados integralmente em todas as parcelas

Entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@abbc.org.br, para informações sobre o professor deste curso.





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