Curso

 

Mediação de Conflitos para Corporações

Compliance

Objetivo

Este curso objetiva apresentar a Mediação e Conciliação de Conflitos para gestores e profissionais de áreas responsáveis por solucionar demandas do público, seja externo ou interno da empresa, como Jurídico, Ouvidoria, SAC, Recursos Humanos e Compliance. Por meio da Mediação e Conciliação, busca-se evitar o litígio e contribuir para a harmonização das relações. Este curso se dá dentro do contexto da Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que deu início à implementação da Política Pública de Tratamento Adequado dos Conflitos. Com os resultados favoráveis obtidos por meio dessa Política Pública, o Novo Código de Processo Civil, que entrou em vigor em março de 2016, trouxe a Mediação como etapa obrigatória dos processos judiciais. Desta forma, torna-se necessário que todos conheçam este meio de tratamento dos conflitos. Neste curso, os profissionais terão a oportunidade de:

  • Conhecer e compreender a Resolução 125/2010 do CNJ e seu impacto nas empresas e na sociedade;
  • Conhecer e compreender o que o Novo Código Civil introduz como solução de demandas, para que a escolha pelo meio mais adequado de solução dos conflitos seja consciente e planejada;
  • Compreender como as empresas podem se utilizar desses meios de forma a reduzir custos processuais e sociais, tanto na utilização da estrutura do Poder Judiciário, como de forma privada;
  • Compreender o papel dos procuradores e prepostos das empresas ao comparecer em uma destas audiências;
  • Desenvolver técnicas de Negociação, Conciliação e Mediação de conflitos;
  • Aplicar em seu dia-a-dia métodos que visam transformar a Reclamação e o Atrito em oportunidades de inovação e mudança;
  • Debater sobre uma nova cultura que se estabelece na sociedade, com a regulamentação: como as pessoas e empresas deverão se transformar na busca de soluções mais pacíficas.

    Será utilizada uma combinação de metodologias de aprendizado, incluindo aulas expositivas, simulações, atividades em grupo, exercícios práticos e feedbacks aos trabalhos em sala.

    Os profissionais irão explorar questões práticas e teóricas imediatamente aplicáveis à sua atividade profissional.
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Data a Confirmar


Tenho Interesse

Ao final do curso, o certificado digital estará disponível na Plataforma EAD ABBC para os alunos que apresentarem frequência participativa mínima de 75% nas aulas.


Este curso pode ser utilizado também como uma Atualização em Ouvidoria resolução nº 4.433.

Requisitos para recebimento de Certificado:

1 – Exigida frequência participativa mínima de 75% nas aulas presenciais;

Profissionais e gestores de áreas como: Ouvidoria, Relacionamento, SAC, Jurídico, Controladoria, Compliance, Recursos Humanos e segmentos correlatos, relacionados a relações de consumo, sustentabilidade do negócio e governança empresarial.

Apresentação de conceitos, utilizando discussão de cases reais, filmes, simulações de uso das ferramentas, dinâmicas de grupo, apostila com conteúdo do programa e troca de experiências em grupos dirigidos.

Ao final do curso, espera-se que o profissional tenha base para:

  • Atuar de forma ativa em situações de conflito, de forma a minimizar a busca por outros órgãos de solução de conflitos, contribuindo, inclusive, para a redução de judicialização;
  • Utilizar linguagem colaborativa e de resultado positivo, tanto com cidadãos consumidores quanto com as áreas internas;
  • Compreender e contribuir para o atendimento à Resolução 125/2010 do CNJ e do novo Código Civil pela empresa;
  • Refletir sobre o perfil dos cidadãos consumidores
  • Contribuir para a governança da empresa;

Transformar situações de conflito em propostas de melhorias em processos e produtos

  • Construção Histórica da litigiosidade e introdução dos Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos no Brasil e no Mundo
  • Heterocoposição e autocomposição;
  • Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos – Mediação, Conciliação, Negociação e Arbitragem
  • Cultura do litigio X Cultura da colaboração
     
  • Cenário social e econômico na atualidade e como as empresas e as pessoas são afetadas.
  • Mudança de paradigmas na sociedade atual
  • Mudanças necessárias visando sustentabilidade do negocio
     
  • Novo Código de Processo Civil
  • Inovações
  • Mediação ou Conciliação como etapa processual
  • Papel dos prepostos nas audiências de Conciliação ou Mediação
  • Diferença entre Conciliação e Mediação
     
  • Transformando a Reclamação e o Conflito em propulsores de desenvolvimento
  • A reclamação e o conflito: como interferem nas empresas e na sociedade?
  • O conflito e como ele se manifesta
  • O conflito como oportunidade de inovação e motor de mudança
     
  • Mediação e a sua aplicação nas empresas
  • Princípios e Valores da Mediação de Conflitos
  • Etapas da Mediação incluindo Princípios de Negociação de Harvard
  • O papel do mediador de conflitos no judiciário e nas empresas
     
  • Ferramentas Conversacionais criando diálogos colaborativos

Valores: Associado - R$ 1.683,00 / Não Associado - R$ 1.870,00

Para pagamento até xx/xx/xxxx - Associado - R$ 1.589,50 / Não Associado - R$ 1.776,50

Inclui material didático, coffee break e certificado de conclusão.

Forma(s) de Pagamento:
Boleto Bancário
Transferência Bancária

Entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@abbc.org.br, para informações sobre o professor deste curso.





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