Você está em: Assessoria Econômica > ABBC Destaca

Assessoria Econômica

ABBC Destaca

Comentários sobre o Relatório de Estabilidade Financeira - Abr/2018

Em 2017, houve uma redução do risco à estabilidade financeira com a recuperação cíclica da economia, a redução da inflação, a queda da taxa básica de juros e alguma recuperação do mercado de trabalho. Estáveis em 2017, as captações do sistema mostraram o incremento significativo do estoque dos depósitos a prazo e interfinanceiros, em detrimento da redução da representatividade das operações compromissadas com lastro em títulos ou aceite de instituições ligadas ao conglomerado prudencial e dos declínios das carteiras de LCA e LCI. Os níveis de liquidez de curto prazo e estrutural mantiveram-se confortáveis.
 
O crescimento do crédito amplo está abaixo da tendência de longo prazo. No ano, notaram-se aspectos positivos para as operações com melhores garantias, para os bancos privados e para as pessoas físicas (PF). Para as pessoas jurídicas (PJ), a recuperação está condicionada a: (1) uma melhora mais prolongada na atividade econômica e (2) uma melhor geração de caixa pelas firmas. A carteira de ativos problemáticos das grandes empresas subiu de 4,9% em dez/16 para 7,2% em dez/17. Após vários semestres de deterioração, a carteira de crédito imobiliário para PF mostrou no 2º semestre diminuição nos ativos problemáticos e nos fluxos de reestruturações. A relação entre o nível de provisões e carteira de ativos problemáticos oscilou acima de 80%.
 
O Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) do sistema, desconsiderados os resultados não recorrentes, alcançou 13,8% em dez/17, com aumento de 2,2 p.p. em relação a dez/16. A melhora dos índices de capitalização do sistema está presente em todas as métricas, mantendo-se em níveis bastante superiores aos requerimentos regulatórios. Em relação ao mesmo período de 2016, o Herfindahl-Hirschman (IHH) das operações em dez/17 elevou-se em 0,5% nas operações de crédito, enquanto que houve queda de 1,1% para os ativos e de 6,2% para os depósitos.
 
 

Para ler na íntegra, clique aqui.


Endereço:
Av. Paulista, 949 - 6º andar
Bela Vista - CEP: 01311-100
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390