Você está em: Assessoria Econômica > ABBC Destaca

Assessoria Econômica

ABBC Destaca

Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito

A pesquisa trimestral de indicadores de condições de crédito, realizada pelo Banco Central (BC) junto às instituições financeiras, procura identificar as tendências para esse mercado. No 1T18, de modo geral, os fatores determinantes apontaram uma tendência de recuperação nos segmentos analisados, com os índices convergindo gradualmente ao terreno moderadamente favorável.
 
No âmbito das empresas, a pesquisa apontou que os três fatores determinantes para o crédito para as grandes empresas (PJG) mostram-se mais favoráveis do que os das micro, médias e pequenas empresas (PJM). A despeito desta dinâmica, vale ressaltar que o último Relatório de Estabilidade Financeira do BC apontou um cenário mais positivo para as PJM em relação ao das PJG. Por causa das dificuldades ainda evidentes nessas últimas, o entendimento do BC é de que o ciclo de materialização de riscos deverá perdurar ao longo de 2018.
 
Analisando-se as condições do crédito para o consumo (PFC), verifica-se que os resultados no 1T18 foram mais favoráveis do que os observados para as empresas. As condições para o crédito habitacional configuraram resultados mais favoráveis quando comparadas com os demais segmentos. Finalmente, para o 2T18 são esperados melhores indicadores para praticamente todos os determinantes das condições em todos os segmentos. Com destaque das condições para PFC, que apresentam projeções mais otimistas.
 
Para ver o documento, clique aqui.

Endereço:
Av. Paulista, 1.842 - 15º andar - conj. 156
Edifício Cetenco Plaza - Torre Norte Cerqueira César - CEP: 01310-923
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390