Você está em: Assessoria Econômica > ABBC Destaca

Assessoria Econômica

ABBC Destaca

Endividamento das Famílias

Ainda refletindo os impactos do alto nível de desemprego e do adverso cenário macroeconômico na propensão a consumir, a série do endividamento das famílias (calculada pelo Banco Central) mostrou a continuidade do processo de desalavancagem das famílias em dezembro de 2017. Com isto, o índice situou-se em 41,1% (recuo anual de 0,9 p.p.).
 
Contudo, a pesquisa da CNC sobre o endividamento e a inadimplência do consumidor aponta que o indicador de superendividamento das famílias, ou das famílias que sinalizam que não terão condições de pagar as dívidas em atraso, permanece em patamar historicamente elevado (9,7%) – ainda que se tenha verificado um recuo de 0,5 p.p. em termos anuais. Este comportamento pode ser um indicativo de que o processo de desalavancagem deve persistir. Esta hipótese ganha força com a evolução dos indicadores de Estresse Familiar e de Facilidade de Se Conseguir Emprego, calculados pela MCM a partir dos dados da Sondagem do Consumidor da FGV, que mostram que a proporção de famílias que estão se endividando ou retirando recursos de poupança para cobrir os seus gastos correntes permanece ainda em nível elevado (128,8).
 
Por fim, após oscilar na faixa de 22% pelos últimos cinco anos a significativa redução do indicador de comprometimento de renda das famílias mostra-se consistente com a flexibilização monetária, fechando dez/17 em 19,9% (queda anual de 1,7 p.p.). A manutenção da queda do endividamento das famílias deverá limitar o crescimento dos novos empréstimos para as famílias e consequentemente do consumo que também foi favorecido pela melhora da renda e por fatores não recorrentes como a liberação do saldo das contas inativas do FGTS. Prospectivamente, é necessário o monitoramento do ritmo da recuperação da atividade e dos seus efeitos sobre o mercado de trabalho, além do nível da taxa de juros, na redução do comprometimento da renda das famílias com endividamento.
 
Para ler na íntegra, clique aqui.

Endereço:
Av. Paulista, 1.842 - 15º andar - conj. 156
Edifício Cetenco Plaza - Torre Norte Cerqueira César - CEP: 01310-923
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390