Você está em: Assessoria Econômica > ABBC Destaca

Assessoria Econômica

ABBC Destaca

Consulta pública de regulamento de ônus e gravames sobre ativos financeiros registrados

O Banco Central do Brasil publicou o Edital de Consulta Pública 58/2018, divulgando minuta de circular que altera o regulamento anexo à Circular nº 3.743, de janeiro de 2015, para disciplinar a constituição de ônus e gravames sobre ativos financeiros registrados em entidades registradoras.
 
A proposta regulamenta a constituição de ônus e gravames em ativos financeiros registrados, o momento da sua produção de efeitos e a necessidade de definição, pelas entidades registradoras, das responsabilidades, direitos e obrigações das partes envolvidas, de forma análoga ao que já está disciplinado para ativos financeiros submetidos a depósito centralizado.
 
As alterações estão associadas à Agenda BC+, pilar Crédito Mais Barato, que, por meio da ação Registros Eletrônicos de Garantias, aprimorou a base legal da atividade de registro de ativos financeiros, permitindo a iniciativa. A constituição de gravames e ônus em entidades registradoras tem o potencial de aumentar a segurança para o mercado de crédito lastreado em ativos financeiros registrados, o que, por sua vez, aumenta a perspectiva para fornecimento, pelo mercado, de crédito mais barato para o tomador final.
 
O processo de consulta pública encerra-se no dia 29 de março de 2018.
 
Fonte: Banco Central do Brasil/Assessoria de Imprensa - 01.02.2018

Endereço:
Av. Paulista, 949 - 6º andar
Bela Vista - CEP: 01311-100
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390