Você está em: Assessoria Econômica > ABBC Destaca

Assessoria Econômica

ABBC Destaca

Política monetária e condições financeiras

Mesmo diante do alto grau de incertezas no ambiente doméstico, a percepção do risco soberano do Brasil permanece relativamente estável em patamar baixo. O elevado grau de liquidez internacional tem propiciado um interregno benigno à demanda por ativos dos mercados emergentes.  Essa condição é sustentada pela manutenção das condições financeiras e com a recuperação gradual da atividade econômica nas economias avançadas, que reduzem as chances de eventuais alterações no curso de suas políticas monetárias e de produzir desdobramentos negativos aos países emergentes. Até quando esse quadro irá perdurar?
 
Em análise desse cenário, José Júlio Senna do IBRE/FGV assinala que as condições financeiras têm ficado mais apertadas na zona do euro e mais frouxas na economia americana. Um ruído de comunicação do BCE acerca da evolução dos estímulos monetários proporcionou a apreciação do euro. Contudo, não se espera que ocorra qualquer decisão que promova aperto adicional nas condições financeiras que possa abortar a recuperação que ora se esboça na Zona do Euro.
 
No que tange às condições financeiras dos EUA, o dólar se mantém fraco, as cotações das bolsas em elevação, taxas de juros de longo e spreads permanecem em níveis baixos. Os agentes de mercados não antecipam uma eventual alta da inflação e, como consequência, não temem um aperto monetário mais intenso. Senna, não acredita que o Federal Reserve contrarie essas expectativas. Não avaliando o risco à estabilidade financeira, Senna acredita no bom senso dos policy makers que favorecerá o ambiente internacional para os emergentes.
 
José Júlio Senna é Ph.D. em Economia pela The Johns Hopkins University (1975) e Chefe do Centro de Estudos Monetários do FGV/IBRE. Artigo originalmente publicado em http://blogdoibre.fgv.br/posts/politica-monetaria-e-condicoes-financeiras
 
Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Endereço:
Av. Paulista, 1.842 - 15º andar - conj. 156
Edifício Cetenco Plaza - Torre Norte Cerqueira César - CEP: 01310-923
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390